O paradigma de conduta, de vida, de amorosidade, de solidariedade, explícitas em Jesus, “fere” os modelos eclesiásticos dos tempos atuais, que em nada têm de Evangelho, pois não carregam a mensagem da cruz.
Jesus a tudo tratou com simplicidade, e desprezou o que a filosofia e a teologia tratam com avidez.
Palavras e discursos nunca fizeram parte da vida de Cristo, posto que, para Ele, qualquer projeto político, bandeira de luta, manifesto ou coisa semelhante, sem a pureza das ações e da compaixão ao próximo, não passavam de especulações vazias.
Assim, por meio de suas ações, denunciou a corrupção do coração e os estragos conseqüentes do poder da hipocrisia e do desamor.
Por esta razão, a forma como Jesus tratou os excluídos da história, os excluídos da vida, revela Quem Ele É! E tudo o que disse e se mostrou ser nunca foi teologizado, apenas relacionado ao que se tem que ser e fazer.
É por isso que os cegos, os coxos, os leprosos, os publicanos, os cobradores de impostos, os doentes, os empobrecidos, os famintos, os pequeninos, as adúlteras, as prostitutas, os ladrões, sempre tiveram “menção” especial nas Escrituras para que se revelasse, em nós, a dureza, o preconceito, a indiferença e a falta de amor...
E a pergunta que deixo é: será que temos nos disposto a ir, sem preconceito, mas de pureza de alma, falar do amor de Deus a esses, que apesar de excluídos, são também objetos do Seu amor?
Deus é livre para amar a quem deseja, mesmo que isso vá contra todas as opiniões humanas, contra toda a ética e a moral cristã ...
Um beijo, Nele, que amou a todos e não fez acepção de quem quer que fosse...
Um comentário:
Vanessa, de todos os textos que vc já escreveu talvez esse seja o que mais me identifiquei.
Meu coração arde pra ver um mundo onde não aja indiferenças e nem discriminação, mas sei que somente agindo como Cristo agiu vamos conseguir alguma coisa.
Vamos lutar para ser simples como ele era em suas atitudes com o próximo. Atitudes simples, mas que faziam em eterna diferença.
Grande beijo,
Eslon
Postar um comentário